29/05/2024
Bem Estar
Capital Humano e Suas Implicações nas Organizações
Uma organização é composta por diversos elementos. Além do capital financeiro propriamente dito, edifícios, instalações, maquinários, equipamentos, estoques e muitos outros itens são realmente necessários para que a roda funcione.
Mas a real funcionalidade desses elementos é potencializada ao máximo se forem colocadas nas mãos de pessoas aptas.
Assim, a lucratividade e a produtividade de uma empresa dependem (e muito) das qualidades dos colaboradores, o tal capital humano, o ativo mais importante de uma organização.
Ao criar a teoria do capital humano na década de 1960, o professor Theodore W. Schultz, do departamento de Economia da Universidade de Chicago, buscava explicar como a produtividade das empresas alcança outro patamar quando há investimento na capacitação dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho.
Essa proposta rendeu a Schultz o Prêmio Nobel de Economia de 1979, além de inspirar várias gerações de teóricos da área.
O capital intelectual de uma organização é uma consequência da valorização gerada dentro dos elementos do capital humano.
Diferentemente do capital humano, que pode ser mensurado a partir de métodos e indicadores, o capital intelectual de uma empresa é considerado intangível, uma vez que são consideradas inúmeras variáveis que não têm impacto imediato nos resultados da corporação.
O termo surgiu das ideias de outro teórico, o estadunidense Thomas A. Stewart, na década de 1990, e está presente no livro “Capital Intelectual: A Nova Vantagem Competitiva das Empresas”.
As skills, palavra que em português quer dizer “habilidades”, são condições cada vez mais valorizadas dentro das companhias, tanto durante o processo de seleção quanto no escalonamento para cargos de grande responsabilidade.
A relação delas é direta com aquilo que se entende como capital humano, pois são virtudes que influenciam a produtividade, inovação, satisfação dos funcionários e a competitividade da empresa.
O termo soft skills está relacionado às habilidades interpessoais, relativo ao comportamento e ao modo como as pessoas interagem, especialmente no trabalho.
Diferentemente do que muitos pensam, mesmo relacionadas às características e aos traços de personalidade, as soft skills podem ser refinadas e desenvolvidas ao longo do tempo.
Envolvem questões como:
As hard skills, ou “habilidades técnicas”, são os conhecimentos técnicos de um campo de atuação específico.
Esse conjunto de capacidades são, em geral, obtidas por meio de: treinamento, educação formal, cursos e experiência prática.
Por serem questões objetivas, as hard skills são facilmente definidas e avaliadas. Exemplos comuns são:
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