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29/05/2024

Bem Estar

Valorizar as habilidades profissionais: a importância do capital humano.

Capital Humano e Suas Implicações nas Organizações

O que é o capital humano para as organizações?

Uma organização é composta por diversos elementos. Além do capital financeiro propriamente dito, edifícios, instalações, maquinários, equipamentos, estoques e muitos outros itens são realmente necessários para que a roda funcione.

Mas a real funcionalidade desses elementos é potencializada ao máximo se forem colocadas nas mãos de pessoas aptas.

Assim, a lucratividade e a produtividade de uma empresa dependem (e muito) das qualidades dos colaboradores, o tal capital humano, o ativo mais importante de uma organização.

Os componentes do capital humano são:

  • Educação e formação: nível de escolaridade, qualificações, cursos de especialização e treinamento;
  • Experiência de trabalho: anos de experiência, habilidades adquiridas no emprego, conhecimento prático;
  • Saúde e bem-estar: estado físico e mental dos indivíduos, que afeta a capacidade de trabalho e a produtividade;
  • Habilidades interpessoais e sociais: capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança e outras competências sociais.

Ao criar a teoria do capital humano na década de 1960, o professor Theodore W. Schultz, do departamento de Economia da Universidade de Chicago, buscava explicar como a produtividade das empresas alcança outro patamar quando há investimento na capacitação dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho.

Essa proposta rendeu a Schultz o Prêmio Nobel de Economia de 1979, além de inspirar várias gerações de teóricos da área.

O que é capital intelectual?

O capital intelectual de uma organização é uma consequência da valorização gerada dentro dos elementos do capital humano.

Diferentemente do capital humano, que pode ser mensurado a partir de métodos e indicadores, o capital intelectual de uma empresa é considerado intangível, uma vez que são consideradas inúmeras variáveis que não têm impacto imediato nos resultados da corporação.

O termo surgiu das ideias de outro teórico, o estadunidense Thomas A. Stewart, na década de 1990, e está presente no livro “Capital Intelectual: A Nova Vantagem Competitiva das Empresas”.

Ele representa a junção de três tipos de capital:

  • Interno: são os processos de gerenciamento, organização e modelos de negócio adotados pela empresa;
  • Externo: relação com fornecedores, clientes e mercado em geral;
  • Humano: é o conjunto das habilidades e conhecimentos de cada profissional.

Como as skills se relacionam com o capital humano?

As skills, palavra que em português quer dizer “habilidades”, são condições cada vez mais valorizadas dentro das companhias, tanto durante o processo de seleção quanto no escalonamento para cargos de grande responsabilidade.

A relação delas é direta com aquilo que se entende como capital humano, pois são virtudes que influenciam a produtividade, inovação, satisfação dos funcionários e a competitividade da empresa.

Veja a seguir quais são as skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho:

Soft skills

O termo soft skills está relacionado às habilidades interpessoais, relativo ao comportamento e ao modo como as pessoas interagem, especialmente no trabalho.

Diferentemente do que muitos pensam, mesmo relacionadas às características e aos traços de personalidade, as soft skills podem ser refinadas e desenvolvidas ao longo do tempo.

Envolvem questões como:

  • Habilidades sociais;
  • Inteligência emocional;
  • Fluência na comunicação;
  • Empatia;
  • Resiliência;
  • Responsabilidade;
  • Ética;
  • Liderança;
  • Pensamento crítico.

Hard skills

As hard skills, ou “habilidades técnicas”, são os conhecimentos técnicos de um campo de atuação específico.

Esse conjunto de capacidades são, em geral, obtidas por meio de: treinamento, educação formal, cursos e experiência prática.

Por serem questões objetivas, as hard skills são facilmente definidas e avaliadas. Exemplos comuns são:

  • Competências técnicas em áreas, como: programação, engenharia, contabilidade, design gráfico, marketing digital, etc.;
  • Conhecimentos específicos em softwares e ferramentas, como: Microsoft Excel, Photoshop, AutoCAD, Salesforce etc.;
  • Habilidades linguísticas, como fluência em um determinado idioma;
  • Certificações profissionais adquiridas por meio de exames ou treinamentos específicos;
  • Conhecimento em: matemática, estatística, ciências, entre outras disciplinas acadêmicas.
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