10/06/2024
Planos de Saúde
Os 240 mil beneficiários dos planos empresariais de saúde da Golden Cross serão migrados para a rede credenciada da Amil a partir de 1º de julho, conforme comunicado conjunto das duas empresas divulgado na quinta-feira (6).
Ambas as empresas destacam os benefícios em termos de eficiência proporcionados pela amplitude e qualidade da rede da Amil, que intermediou mais de 80 milhões de procedimentos médicos em 2023, realizados por 20 mil médicos e serviços de saúde credenciados. Além das suas próprias unidades, a rede da Amil inclui 12 hospitais e clínicas no Rio de Janeiro. Segundo o comunicado, esse modelo está em conformidade com a regulamentação dos planos de saúde e não afeta a relação dos beneficiários com a Golden Cross. O acordo está respaldado pela resolução normativa Nº 517 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Golden suspenderá temporariamente a comercialização de todos os seus planos de saúde a partir de 18 deste mês, explicando que os produtos passarão por uma reestruturação devido à nova parceria.
Recentemente, tem havido um aumento nas queixas dos usuários de planos de saúde sobre cancelamentos unilaterais, que privam as pessoas de acesso à assistência médica privada. Entidades de defesa do consumidor, de pessoas com deficiência, com autismo, entre outros grupos, denunciaram esta semana, no Senado, os cancelamentos unilaterais de planos de saúde.
Entre abril de 2023 e janeiro de 2024, foram registradas mais de 5,4 mil reclamações de cancelamentos unilaterais de planos de saúde no portal do consumidor.gov.br, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Diante da pressão social, foi firmado um acordo verbal na semana passada entre parlamentares, liderados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e empresários do setor. O acordo estabeleceu que os cancelamentos dos últimos dois anos devem ser revisados para pessoas com doenças graves ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
"Os idosos estão sendo excluídos de forma unilateral. Somos agora presa fácil para ser excluída do mercado. É descartável. E a falta de respeito está no contrato [firmado com o plano]", ressaltou Renê Patriota, da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).
De acordo com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), 55% das operadoras existentes no Brasil encerraram o ano de 2023 com resultado negativo, em comparação com 31% no período entre 2018 e 2019. Isso afeta diretamente 309 operadoras que atualmente apresentam resultados negativos, cobrindo uma base de 23 milhões de pessoas.
O reajuste máximo de 6,91% para planos de saúde individuais e familiares, autorizado nesta semana pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), terá impacto direto no orçamento doméstico de cerca de 8 milhões de brasileiros, atingindo o percentual de 15,6% dos usuários de planos de assistência médica no Brasil. A medida terá validade pelo período de maio de 2024.
Não perca tempo e solicite agora mesmo sua cotação de um novo plano de saúde e não fique sem atendimento.
Empresarial - Facilita Benefícios - Planos de Saúde - RJ (facilitabeneficios.com.br)
06 de Janeiro de 2025
A partir de 1º de Fevereiro de 2025, o cartão Jáe passará a ser o único meio de transporte, para os modais municipais no RJ...
14 de Outubro de 2024
O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe confere...